22 A 25

MAIO DE 2019

BELO HORIZONTE

ASSOCIAÇÃO MÉDICA DE MINAS GERAIS

Palestrantes Internacionais

Diogo Ayres de Campos

Diogo de Matos Graça Ayres de Campos é Professor Associado com Agregação na Faculdade de Medicina da Universidade do Lisboa, Assistente Graduado Sénior de Ginecologia e Obstetrícia e Responsável da Sala de Partos no Hospital de Santa Maria em Lisboa. Foi Professor Associado, Assistente Graduado Senior,  Director da Urgência de Ginecologia e Obstetrícia/Bloco de Partos entre 2004-2008, e coordenou o Ensino Pós-Graduado do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia na Faculdade de Medicina do Porto e Hospital de S. João entre 2008-2011.

 

As suas principais áreas cientificas de interesse são a monitorização fetal intraparto e a simulação obstétrica. Foi co-inventor do programa “Omniview-SisPorto®” de  análise computadorizada dos sinais de monitorização fetal (Speculum®, Lisboa, Portugal,  2006), do programa de registos clínicos Obscare (Virtualcare, Porto, Portugal) e consultor médico para o desenvolvimento do simulador obstétrico “Lucina®” (CAE Healthcare, Montreal, Canada, 2014). Foi o investigador principal do ensaio clínico randomizado FM-Alert que avaliou o impacto da análise computadorizada da cardiotocografia em 5 hospitais no Reino Unido, num total de 8100 participantes.

 

Publicou 119 artigos em revistas internacionais indexadas na Medline, editou 4 livros, escreveu 1 livro 16 capítulos de livros internacionais, e apresentou 168 palestras por convite em reuniões científicas internacionais. Foi Editor-chefe fundador da revista Acta Obstétrica e Ginecológica Portuguesa entre 2006-2010, Editor Associado da revista “ISRN Obstetrics and Gynecology” em 2012-2014 e desde 2015 é Editor Associado da Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Foi presidente da Comissão Científica do 1º2º  European Congress of Intrapartum Care.

 

É Secretário-Geral da Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia – FSPOG, coordena a Simulação Obstétrica para o Colégio de Especialidade de Ginecologia e Obstetrícia da Ordem dos Médicos, é membro da Direcção da Secção de Subespecialidade em Medicina Materno-Fetal da Ordem dos Médicos, e preside à Comissão Nacional para Redução da Taxa de Cesarianas, nomeada pelo Ministério da Saúde que proporcionou uma descida de 10% na taxa nacional de cesarianas entre 2009 e 2014.

 

Entre 2016-2018 foi Secretário-Geral e desde 2018 é Presidente Eleito da European Association of Perinatal Medicine – EAPM. É membro do Council Board do European Board and College of Obstetrics and Gynecology – EBCOG e coordena  a parte 2 do European Fellowship Examination – avaliação de competências clínicas (Norwich 2016, Amsterdam 2017). Desde 2010 integra o Safe Motherhood and Newborn Health Committee da International Federation of Obstetrics and Gynecology – FIGO, onde coordenou a revisão das 2015 FIGO guidelines on intrapartum fetal monitoring. Em 2016 participou nos paineis de consenso “Recommendations on antenatal care” e “Intrapartum care and reduction of unnecessary caesarean section” da Organização Mundial de Saúde – OMS.